| hmin
Grupos de saqueadores, muitos dos quais armados, percorriam as ruas de Bagdá nesta quinta, dia 10, invadindo escritórios e prédios do governo e as casas dos principais assessores do presidente do país, Saddam Hussein. Os invasores levaram tratores, caminhonetes, trailers e até um ônibus grande para uma mansão de propriedade de Tareq Aziz, vice-primeiro-ministro de Saddam. Vários objetos, de móveis e quadros a candelabros e cortinas, foram levados.
A biblioteca de Aziz também foi pilhada. Entre os livros deixados para trás estavam as obras completas de Saddam em árabe, um livro de geopolítica de Richard Nixon, ex-presidente dos EUA, e romances de Mario Puzzo, autor de O Poderoso Chefão. Muitos dos saqueadores vieram da Cidade Saddam, um bairro pobre de Bagdá no qual moram cerca de 2 milhões de xiitas.
A casa de Ali Hassan Al Majid, o famoso primo de Saddam conhecido como Ali Químico, também foi saqueada. Majid, que recebeu esse apelido depois de ter usado gás venenoso contra vilarejos curdos em 1988, foi encarregado por Saddam de defender o sul do Iraque. Forças norte-americanas possivelmente mataram-no em um bombardeio ocorrido em Basra.
O Ministério do Comércio foi incendiado pelos saqueadores. Vários escritórios diplomáticos foram saqueados, entre os quais a embaixada alemã, o centro cultural francês e a casa do embaixador da Finlândia.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.